sábado, 25 de março de 2017

POR QUE DEVEMOS SER POBRES DE ESPÍRITO?

“Bem-aventurados os pobres de espíritos, porque deles é o reino dos céus.” (Mt. 5;3)

O sermão do monte começa com uma expressiva frase. O Senhor Jesus vendo toda aquela multidão resolveu sentar-se em um monte e ensinar a todos que ali se encontravam. Era uma grande multidão que o seguia porque Jesus começava a ganhar fama por toda Galileia. Havia todo o tipo de gente, pois os que são estavam traziam pessoas que “padeciam, acometidos de várias enfermidade e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos”, e Jesus curava a todos que tinham fé. (Mt. 4:23-24).
Meus queridos irmãos, todos afirmam que neste sermão Jesus proferiu um verdadeiro código de conduta, uma relação completa de como devemos proceder para possuirmos o felicidade eterna, e principalmente, a forma exata do bem viver para se chegar ao Reino do Céus. Jesus era um conhecedor profundo do ser humano, ele sabia perfeitamente que entre toda aquela gente haviam pessoas boas, mais ou menos, e aquelas que não tinham nada de bom a acrescentar. Mas, como nos foi ensinado por ele mesmo: “Os sãos não necessitam de médico, mas sim, os doentes.” (Mt. 9:12). Podemos entender um pouco melhor o verdadeiro significado da primeira frase deste sermão.
“Bem-aventurados os pobres de espíritos, porque deles é o reino dos céus.” (Mt. 5;3) O que Jesus quis dizer com isso? Será que quem é pobre tem a bem-aventurança? Só em ser pobre poderemos alcançar o reino de Deus?
Meus irmãos, não é bem assim. Só o fato de você ser pobre não lhe dar o passaporte para adentrar no reino do Senhor Todo-poderoso. Temos que refletir que tem gente pobre, miserável que é mais orgulhosa e besta do que muitos ricos por aí. Tem gente pobre que não tem o menor respeito ou amor ao seu próximo, é invejosa, mesquinha e tudo mais, não é verdade?
A grande maioria daqueles ouvintes de Jesus eram realmente pobres no sentido real da palavra, e em termos materiais. Eram pessoas sofridas por esta pobreza e que procuravam no Senhor Jesus o salvador, àquele que viria tirá-los do julgo dos romanos e que iria lhes trazer melhores condições de vida. Acho eu que na hora que Jesus disse as primeiras palavras eles se alegraram e muito, “bem-aventurados os pobres”, mas veio logo o complemento: “de espírito” e é aí que está o nosso material de estudo. O que Jesus quis dizer com esta expressão?
Alguns de vocês já devem ter conhecido gente muito pobre, mas que em seu lar reina a alegria, a felicidade, um bem estar incrivelmente inexplicável. Inexplicável para quem não conhece a Deus, que não conhece as escrituras. Pois na casa onde tem a companhia de Jesus sempre haverá amor, paz e solidariedade. Nessas pessoas vemos em cada olhar a simplicidade do Senhor Jesus, vemos que as suas ações são pautadas no bem e no amor ao próximo e essas pessoas já estão aptas a possuir o galardão do reino de Deus.
Jesus não veio para curar quem já tá curado ou que não precisa de médico. Ele veio para os necessitados. Ele está disponível para ajudar quem realmente precisa de sua ajuda, desde que tenham fé nele e no Pai que lhe enviou.
Devemos entender que mais vale, portanto, para a felicidade do homem, ser pobre de espírito, no sentido mundano, e rico de qualidades morais. Então podemos concluir que as qualidades morais irão determinar o quanto você realmente é ou não rico. Quero dizer aqui meus amados irmãos, que se você não tiver essas qualidades apregoadas por Jesus não deverá se preocupar, porque Ele está lhe dando todas as chances para obtê-las e assim ter Deus em sua vida e receber a glória de entrar no reino de Deus.
Mas tem um outro ponto que devemos analisar para darmos como concluído este estudo. O amor que tanto Jesus nos fala. Para que nos servirá o amor fraternal? A grande diferença que fez Jesus em anunciar o seu evangelho é exatamente essa – o amor. Por isso que devemos possuir em nós o verdadeiro conhecimento desse amor pregado por Jesus afim de que possamos juntar às nossas qualidades morais e assim fazer aquilo que Ele espera de nós.
Jesus nos ensina que o reino de Deus será para os simples, ou seja, a simplicidade de coração e a humildade de espírito e para aqueles que não tem o orgulho como inspiração para as suas ações. A simplicidade aqui falada é aquela que se reflete nas atitudes de fraternidade sem a preocupação de estar usando-a como moeda de troca para a felicidade eterna. Para Jesus a pessoa simples é toda aquela que leva a sério os seus ensinamentos e preceitos e que venha realmente a fazer uso dele e que também possa estar disposto a ajudar em sua propagação a todos que estejam interessados em ouvi-la e reconhecer Jesus como seu único salvador.
Desta forma, a compreensão exata do ensinamento de Cristo é que aquele que possui apenas o amor chegará a Deus e será feliz.
Meus amados irmãos que Jesus lhes acompanhe sempre e que o Espírito Santo de Deus abençoe a todos. Amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário