quarta-feira, 15 de março de 2017

Atos 16:16-31

Em Atos 16:16-40 relata um fato muito interessante, que o torna único devido a todos os acontecimentos ocorridos em uma única noite. Iremos aqui levar os queridos irmãos a uma reflexão passo-a-passo de tudo que aconteceu:
1. A EXPULSÃO DO ESPÍRITO DA SERVA – Paulo, em nome de Jesus Cristo, ordena ao espírito de adivinhação que saia da serva. Aqui vemos o puder e o domínio de Jesus no mundo espiritual, que através de seu apóstolo realiza a sua vontade. (At 16:18)
2. A PRISÃO DE PAULO E SILAS – Os senhores da escrava que teve o espírito de adivinhação expulso de seu corpo, se sentiram lesados e então pediram aos magistrados que os punissem, alegando que eles estavam perturbando a cidade trazendo novos costumes sendo eles romanos. Aqui mostra as ações daqueles que não querem perder as suas conquistas por atos ilícitos, fazendo com que os doutores das leis e a população, com injúrias e difamações, ficassem contra os servos de Deus. (At 16:19-21)
3. PAULO E SILAS CHICOTEADOS E PRESOS – Queridos irmãos, mais uma vez Paulo foi levado ao cárcere, acompanhado de seu amigo Silas. Mas, antes, eles, em praça pública, tiveram suas vestes rasgadas e expostos à vergonha para logo em seguida serem açoitados e depois levados à prisão. Contudo, eles foram acusados injustamente com afirmações levianas e sem fundamentos, dizendo seus acusadores que por eles serem Judeus perturbavam a cidade lhes trazendo costumes ilícitos. Pratica costumeira essa de quem se sente prejudicado pelos atos dos servos de Deus, usando da mentira, da calunia e outros subterfúgios para conseguirem seus intentos. (At 16:22-23)
4. GLÓRIA E LOUVOR A DEUS NA PRISÃO – Amados, nossos heróis foram levados ao calabouço da prisão, com ordens expressa dos magistrados para que os prendessem de forma segura para não fugirem. Ora, chegando na cela, Paulo e Silas começaram a glorificar e a louvar o nome do Senhor tendo como ouvintes todos que ali se encontravam também detidos e, pouco antes da meia noite, Deus fez acontecer um grande terremoto que abalou os alicerces da prisão fazendo com que todos que ali estavam fossem soltos. Deus realiza seus milagres na calada da noite, no silencio da madrugada, sem que aja necessidade de exposição, aí então os milagres de Deus acontecem em nossas vidas. (At 1624-26)
5. TENTATIVA DE SUÍCIDIO E SALVAÇÃO DO CARCEREIRO – Irmãos, o carcereiro foi ordenado que cuidasse para que os prisioneiros ficassem na parte mais baixa e segura da prisão para que não pudessem fugir, e, de repente, acontece um terremoto e todos são libertados por Deus. Pensando ele que realmente haviam fugidos e que seria punido com a própria vida, ele pegou sua espada e tentou contra si mesmo. Eis que Paulo ao perceber suas intenções gritou dizendo para que ele não fizesse a si nenhum mal, pois eles ali ainda se encontravam. Aqui vemos a misericórdia de um servo do Senhor entrar em ação, pois Paulo sentiu necessidade de ajudar aquela pobre alma carregada de grandes pecados, a não cometer um mal maior a si mesmo. Eis que o carcereiro pergunta a Paulo o que ele deve fazer para conseguir a sua salvação. Paulo então responde: “Basta que tu creias no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e tua família”. Meus irmãos amados, como é fácil ganhar nossa salvação, basta crermos e aceitarmos o Senhor Jesus como nosso único salvador e elo de ligação com Deus. De quebra, não só nós seremos salvos, mas toda a nossa família. (At 16:27-31)
Amados irmão, que possamos refletir de forma clara duas primícias que aqui nos foram apresentadas por este evangelho: a primeira, que Deus não precisa de público ou de testemunhas para que vejam Ele obrar os milagres que precisamos em nossas vidas, será na calada da noite, no sossego da madrugada que ele vai operar em nossas vidas, e, para que possamos obter o que precisamos, não devemos pedir, mas, sim glorificar e louvar o nome do Senhor Nosso Deus; a segunda é que só obteremos a salvação se realmente crermos em Jesus Cristo, seu filho amado e único que pode interceder por nós junto a Ele.
Que todos fiquem na Paz do Senhor Jesus e nas bênçãos do Espírito Santo de Deus. Amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário