sexta-feira, 17 de março de 2017

O VERDADEIRO SENTIDO DO CAMINHO DOS DISCÍPULOS DE EMAÚS (Lc 24:15-35)

“E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.” (Lc 24:15)
Irmãos amados, o Senhor Jesus sempre estará do nosso lado, nos ouvindo e nos dando a orientação correta, mas para isto precisaremos conversar com Deus, dizer todos os nossos anseios, desejos, experiências e nossas promessas. Todo crente precisa formalizar um desejo. O desejo de seguir a Jesus pelo seu caminho. O caminho da fé, das orações, da caridade e da abnegação pela obra do Senhor Jesus.
Jesus tem a capacidade de nos conhecer e saber os reais motivos de nossas tristezas e o que exatamente precisamos, no entanto, ele nos pergunta: “por que estais tristes?” (Lc 24:17) Ele quer nos ouvir. Ele precisa saber que estamos ligados a Ele através da oração, pois é através dela que estaremos conectados a Ele. Somente pela oração teremos a chance de dizer o que realmente nos aflige e nos torna tristes e apagados diante da luz.
Outra coisa importante que devemos nos ater neste texto singular e belo, é quanto ao nosso compromisso de seguir realmente a Cristo em nossa caminhada. Falaremos aqui do DISCIPULADO, o que seria isso? É a relação existente e certa entre o crente e o Cristo para seguir juntos o caminho trilhado através da evangelização de todos os irmãos crentes e não-crentes.
Estar no caminho do discipulado quer dizer estar em movimento, de um lado para o outro. Ser discípulo de Jesus não é tão somente estar sentado aos seus pés ouvindo suas palavras. Percebam que Jesus nesta história se coloca ao lado de seus discípulos andando com eles pelo caminho até Emaús, enquanto os ouve e orienta. Ser discípulo de Jesus não é estar estático, mas sim em movimento constante e correndo todos os riscos que essa decisão implica.
O que antes era o caminho para a busca do chamamento ou de fixação da missão que nos faculta a executar (indo para Emaús), agora temos o dever de refazer esse mesmo caminho de volta para ouvirmos o chamamento para o discipulado (que está em Jerusalém) e com isto aprender com Jesus enquanto caminhamos juntos com Ele. (Lc 24:27).
Amados, até um certo tempo de nossas vidas não temos conhecimento de nada, nem de nós mesmos, no entanto, a partir do momento que encontramos o Senhor Jesus e o aceitamos no batismo, firmamos o pacto de segui-lo através do discipulado e confirmamos o compromisso de repassar todos os ensinamentos que aprendemos à todos aqueles que estão em busca desses mesmos conhecimentos, abrindo os nossos olhos e corações tanto quanto o de todos os nossos irmãos de caminhada. (Lc 24:31).
Fiquem, amados irmãos, com a luz do Senhor Jesus e as bênçãos do Espírito Santo de Deus. Amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário