“...porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.” (Rt. 1:13)
“Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que pois me chamareis de Noemi? O Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal.” (Rt. 1:21)
O livro de Rute, um dos mais curtos da Bíblia, porém de muita importância para nós Cristãos, pois nos mostra os desígnios de Deus para a constituição da família de Davi, aquele que viria ser o ícone maior para a origem de toda a genealogia de Jesus Cristo. Tudo vemos que o Senhor prepara os caminhos de acordo com a sua vontade, criando as condições necessárias para os fatos por si só serem testemunhas do seu poder.
Neste livro de Rute vemos então os preparativos que compõem exatamente a constituição da família de Davi. Sendo que Rute seria a mãe de Obede, que então viria ser o pai de Jessé, que seria o pai de Davi. Portanto, Rute seria a bisavó de Davi. Mas, Deus com a sua misericórdia divina e infinita, sabendo que havia uma distante ligação consanguíneo com Noemi a vez ama do filho de Rute e Boaz, lhe dando um tratamento especial como se tal fosse.
Aqui temos amados irmãos, duas grandes mulheres: uma israelita, chamada de Noemi, que saiu da sua terra com certas poses e bens materiais juntamente com sua família constituída de marido e mais dois filhos, e que se dirigiam para uma terra distante chamada Moabe; a outra, uma moabita de nome Rute que faz o caminho inverso da sua sogra. Ela segue para Israel sem nenhum bem material, sem riquezas, sem marido, mas com um coração agigantado pelo amor e fé no Senhor, disposta a fazer de tudo para dar uma velhice tranquila àquela mulher que, para ela, naquele momento, se constituía a sua família. Devoção e dedicação oriunda de um amor fraternal, mesmo não tendo nenhuma consanguinidade entre as duas, mas havia algo muito maior que as ligava, o desejo do Todo-Poderoso de criar um vínculo com as duas e Àquele que viria para encher todos os corações com a palavra do evangelho do amor, Jesus Cristo.
Podemos perceber o quão é singular e sofredor os caminhos que o Pai cria para fazer a sua vontade. Noemi sai da sua terra abastarda e feliz e volta, tempos depois, triste, amargurada e sem nada. Retorna com a consciência de que “o Senhor descarregou contra mim” (Rt. 1:13) e “o Todo-Poderoso me tem feito mal” (Rt. 1:21). Grandes coisas Deus têm projetado para ela, contudo, precisa ser talhada, aquebrantada e possuir a consciência da resignação e aceitação por tudo que estava e iria passar em sua vida. Já Rute, por não ser judia e só depois de conhecer o testemunho de vida de Noemi, passar a aceitar e a acreditar num único Deus, Nosso Senhor, teria uma árdua tarefa para compreender os desejos e os desígnios do Senhor. Ela seria então a premissa da família de Davi que dar a raiz para a chegada de Jesus Cristo.
Todos nós em algum momento de nossas vidas, já passamos por situações similar à de Noemi. Ter tudo: felicidade, família e tudo mais e de um momento para outro perde tudo e volta para o convívio dos seus, na miséria e no sofrimento, sem entender o que realmente se passou. Em que erramos? O que fizemos por merecer tamanha vergonha? Por que nada dar certo? São questionamentos que fazemos a Deus e nós mesmos. E também pensamos que o Senhor está nos punindo, castigando de forma dura por algum pecado que tenhamos tido responsabilidade direta ou indireta.
Contudo, Deus sempre foi e será fiel às suas promessas queridos irmãos. Ele sabe qual o momento e o tempo certo para tudo se reverter e passarmos a ter de volta tudo que havíamos perdido, para que assim possamos dar o nosso testemunho do poder de Deus, pois “o Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar”. Ora caríssimos irmãos, nosso Pai sempre nos terá sob suas assas, tal qual a galinha tem os seus pintinhos. Deus sempre estará conosco nos protegendo de tudo e de todos que nos façam mal, nos dando, sempre que necessário, tudo para a nossa sobrevivência e a condição para darmos a volta por cima em todas as adversidades, que pensamos ser castigo do Altíssimo e nunca um rito de aprendizagem e purificação da alma para fazermos por merecer os galardões do Reino dos Céus.
A todos os amados irmãos desejo a companhia de Jesus e as bênçãos do Espírito Santo de Deus. Amém?

Nenhum comentário:
Postar um comentário