segunda-feira, 13 de março de 2017

PALAVRAS — UM MANANCIAL DE VIDA

A palavra de Deus em provérbios 18:21 diz assim: “ A morte e a vida estão no puder da língua e aquele que a bem utiliza comerá do seu fruto. ”
Palavras são sementes para tudo na vida. Eu costumo dizer que a nossa vida também é o resultado daquilo que sai da nossa boca. É uma pena que nem todas as pessoas vivem com esta consciência, a um poder enorme naquilo nós falamos. A língua é uma influência muito maior quando nós a usamos para o mal do que quando a usamos para o bem. Quer uma prova?
Quando acontece uma coisa boa é difícil se espalhar. Quando você pratica um ato de bondade, as pessoas não têm prazer em espalhar isso. Mas quando você comete um crime, quando você comete um erro, quando você comete um pecado, isto, rapidamente se espalha.
A língua é uma influência muito mais poderosa quando usada para o mal do que quando usada para o bem. A Bíblia compara a língua a uma navalha, falando do seu puder para cortar relações. A bíblia comprara a língua a uma espada — instrumento de guerra; A Bíblia compara a língua com o chicote. Sabe o que o meu pai dizia? Meu pai dizia assim: “Cuidado com o que você fala, porque amanhã as tuas palavras podem ser o chicote para disciplinar você. ” A Bíblia compara a língua como uma flecha, contendo na ponta veneno que mata.
Quantas pessoas estão vivendo o pior nessa terra, porque não tem autocontrole no uso da própria língua, das palavras?! Quantas vezes as pessoas amaldiçoam, jogam pragas contra quem mais amam?! Quantas vezes os pais dizem para os filhos assim: praga, maldição, estes meus filhos são capetas, anta, sua besta?! Quantas vezes os pais dizem: burro, idiota, não vai dar para nada?! São palavras que geram uma psicologia de morte.
Escute! A Bíblia diz: “A morte e a vida estão no poder da língua”. Será que as palavras que você tem proferido dentro da sua própria casa não vem gerando morte, não vem provocando morte?! Às vezes a mulher diz para o marido: “Não está contente? Procure outra! ” Uma esposa que diz isso para o marido, sabe o que ela está fazendo? Ela está assinando uma folha em branco, dando uma procuração para o diabo destruir o seu casamento. Quando o marido diz para a esposa: “Não está contente? Procure outro! ” Está lançando morte dentro da sua própria casa.
Quantas vezes pessoas dizem: “eu não sirvo para nada, eu não dou pra nada, eu nasci para o fracasso”? Está se autodestruindo através das palavras. A Bíblia diz que a língua do justo tem que ser arvore de vida. A Bíblia diz que a boca do justo tem que ser manancial de vida.
Use palavras para abençoar. Use palavras para edificar. Use palavras para jogar pessoas para cima, para motivar, pra animar, pra alegrar. Eu posso dizer isto com muita sinceridade e humildade, eu nunca chamei meus filhos de burro, de besta, de idiota, de anta, porque eu tenho consciência no puder que há em minhas palavras. Desde criança os meus filhos ouviram de mim: você nasceu para vencer; você nasceu para dar certo; você nasceu para ser uma benção; você nasceu para o louvor e gloria do nome do Senhor; você nasceu para ser um campeão do Reino de Deus.
A minha oração e o meu desejo é que você use sempre as suas palavras para abençoar e nunca para amaldiçoar.

Texto extraído do vídeo do Pastor Josué Gonçalves – terapeuta familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário