segunda-feira, 29 de maio de 2017

SERÁ QUE DEUS FARÁ A PARTE DELE?

Muitos podem achar essa pergunta absurda e truculenta vindo de um crente recém convertido como eu, mas ela tem muito a ver com a realidade de muitos que agora estão passando por diversas dificuldades e com problemas dos mais difíceis. Algumas pessoas podem estar pensando agora se Deus está mesmo agindo a favor delas ou não, pois diante de tantas situações adversas vividas por eles, percebem que nada mudou ou que nada tem adiantado orar a Deus pedindo por ajuda expressiva.
Aqui, meus irmãos e irmãs, precisamos exercer a fé e as práticas espirituais. Jesus nos mandou orar e vigiar: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (Mateus 26:41). Isso pressupõe fé e intimidade com Deus. Duas coisas aparentemente simples, mas de muita complexidade e perseverança. Precisamos de muita dedicação e oração diária para que possamos ser ouvidos por Deus. Só assim Ele poderá agir nos ajudando a suportar, a encontrar saídas e soluções para os nossos problemas e tentações. Contudo, não devemos jogar tudo nas mãos de Deus e ficar só na espera, achando que, como um passo de mágica, tudo que estava empatando a nossa felicidade seja resolvido e jogado na lata do lixo. Não é bem assim.
A palavra nos revela com bastante clareza a ação de Deus frente as tentações, que sempre nos são apresentadas pelo senhor do mundo, o nosso principal inimigo: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1 Coríntios 10.13). Meus amados, podemos perceber que Deus nos concede o sofrer que podemos suportar e que não sejamos totalmente prejudicados por isso, mas sim que possamos vencê-lo.
O pior de todos os erros é acharmos que Deus tem toda a responsabilidade em estar sempre nos salvando de nossas próprias enrascadas. Mas não é mesmo. Ele tem promessas com todos nós, ele fez alianças com seus filhos e será sempre fiel a isso. No entanto, não podemos achar que só indo ao culto uma vez por semana, ou fazendo a oração do Pai Nosso, que mal conseguem entender a sua real essência, podemos estar cobrando a solução divina para todos os nossos problemas. Isso não. Temos um grande, asqueroso e covarde inimigo, com o qual devemos estar atentos para coibir toda e qualquer ação dele que venha nos prejudicar: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos” (1 Pedro 5:8-9).
Muitos de nossos irmãos neste exato momento estão passando pelas mesmas dificuldades, ou até mesmo piores do que estamos agora passando. Não podemos achar que somos exclusivos nesse sofrimento. Então, não podemos achar que temos Deus com exclusividade e servo de nossos desejos pequenos. Tenham intimidade com o Senhor. Procurem ter essa intimidade com o Criador através das orações solitárias, silenciosas e em um ambiente que esteja somente você e Ele: “Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos”
(Colossenses 4:2). A fidelidade de Deus está na relação direta de suas ações e da intimidade construída com base no seu conhecimento da palavra e das promessas que o Todo Poderoso fez com os seus amados filhos.
Meus amados e queridos irmãos e irmãs, para podemos encerrar e concluir com o estudo pelo qual nos propusemos realizar ao fazer essa instigante pergunta, devemos citar um texto da Bíblia que resume os propósitos de Deus e suas reais consequências: “Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos. Mas àqueles que o desprezam, retribuirá com destruição; ele não demora em retribuir àqueles que o desprezam” (Deuteronômio 7:9-10). O que devemos e o que não devemos fazer para obter a total fidelidade de Deus? Para podermos possuir a fidelidade divina devemos amar, obedecer e temer a Deus, compreendendo e realizando os seus mandamentos e preceitos. A única coisa que não devemos fazer é desprezar a sua palavra e a sua capacidade de retribuir esse desprezo através da nossa própria destruição espiritual e carnal.

A todos os irmãos e irmãs desejamos que a Luz e a Paz do Senhor Jesus estejam sempre com todos e as bênçãos do Espírito Santos de Deus possam está orientando para uma maior intimidade com o Criador e assim obter a sua fidelidade. Amém?


4 comentários:

  1. Excelente texto. Me fez refletir bastante! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Emerson por suas palavras. O intuito desse estudo é fazer com todos possam fazer uma reflexão profunda de seus pensamentos e ações diante de tudo na vida.

      Excluir
  2. O texto instrui a termos uma relação com Deus de forma intima, buscando cada dia a santificação e através dos nossos atos ou seja meditando a palavra e oração e praticando, sem duvidas estaremos cada vez mais preparados p o proposito do senhor. Deus continue te abençoando. A paz e a graça do senhor jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu irmão. Me coloco por completo ao trabalho que Deus me instruiu a realizar. Quero usar o dom que o Senhor me ofertou para fazer os irmãos e irmãs refletirem, e o melhor, realizarem ações que agradam a Deus.

      Excluir