Amados irmãos e irmãs, quem hoje não se encontra atolado em problemas? São por vezes enormes ou pequenos, simples ou complexos, mas para todo tipo de dificuldades nós, com certeza, teremos soluções, as vezes rápidas ou muitas vezes demoradas. Quem pode nos trazer essas soluções? Como poderemos obter essas soluções? Essas soluções nos ajudarão de que forma? Percebam caríssimos, que essas indagações são feitas constantemente por quem já está ou acaba de entrar no clube dos problemáticos, afim de tentar começar a solucionar os problemas surgidos por consequências das mais diversas.
Temos problemas financeiros, familiar, de saúde, de trabalho, pessoais, românticos, com as drogas, enfim, problemas dos mais diversos que nos farão ficar extremamente preocupados ou não. Mas, o fato, é que esses problemas têm uma origem e precisam ser solucionados dentro de um prazo satisfatório a todos os envolvidos. Podemos perceber disso tudo uma coisa, a nossa vida sempre foi e sempre será movida por dificuldades a serem ultrapassadas de uma forma ou de outra. Esses problemas podem nos trazer dissabores, insônia, perturbação, depressão e outras mazelas preocupantes, que nos deixa fracos e sem chão em muitas ocasiões.
O homem, desde os primórdios da criação, vem vivendo com as dificuldades e as adversidades numa constante só. Mas, lhes pergunto amadíssimos, será que o homem tem como viver sem problemas na vida? Com certeza que sim. A bíblia nos diz que se temermos a Deus poderemos descansar em paz e livres de problemas (Pv. 19:23). No entanto, essa expressão de estar livre de problemas, não quer dizer que só pelo fato de conduzir as nossas vidas pelo temor a Deus, teríamos os nossos problemas apagados como um passe de mágica. Com certeza que não. Isso quer dizer que teríamos uma postura mais positiva, e pela força da fé poderíamos ter energias extras para enfrenta-los com coragem e determinação na busca de soluções.
Caríssimos, os problemas não se vão da mesma forma que eles surgem em nossas vidas. Temos que entender que eles podem ser considerados como tempero para dar sabor em nossas vidas. Não estou dizendo aqui que todos os problemas devem ser considerados assim, mas, podemos encará-los como escadas para galgarmos o nosso sucesso subindo vez por vez cada degrau. "No entanto, o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima" (Jó 5:7). Podemos dizer que essa citação é um fato interessante. Mas, posso garantir que não nos são dadas angústias maiores do que realmente podemos suportar leva-las.
Deus é Pai. E como todo bom pai quer que seus filhos sejam disciplinados. Isso é errado? A indisciplina pode trazer transtornos para quem a usa? As respostas seriam: NÃO para a primeira e SIM para a segunda. Vamos explicar. Não é errado um pai querer fazer com que os seus filhos fiquem vigilantes contra as intempéries que a vida traz. Ele sempre deseja que a atenção esteja sempre presente e alerta para poder enfrentar de forma dura e efetiva qualquer adversidade que surja pelo caminho. "Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?" (Hebreus 12:7) – Deus apenas deseja que seus filhos tolerem de forma resignada todas as adversidades que lhes surjam pela caminhada da vida e assim aprender de forma disciplinada como os mandamentos do Senhor podem ajuda-los a encontrar as soluções para os problemas. Nós sabemos que a indisciplina traz o pecado e que o salário do pecado é a morte do espírito. Logicamente, que isso ninguém quer, mas estão sempre no caminho das trevas traçados pelo inimigo.
Todo problema tem sua solução, isso é fato. Devemos agir procurando através da fé a busca pela luz e força divina para acertar as escolhas a serem feitas de forma correta, portanto, “se você assim fizer, e, se assim Deus ordenar, você será capaz de suportar as dificuldades” (Êxodo 18:23). Dificuldades essas que servem para nos fortalecer diante de todos os momentos que nos apresentam na nossa árdua caminhada de vida. "Pois o sofrimento não brota do pó, e as dificuldades não nascem do chão" (Jó 5:6). Apresente a Deus seus pedidos de ajuda e Ele se encarregará de lhe oferecer o milagre necessário para ser vitorioso. Depois disso, apenas sugiro que agradeça ao Pai celestial da melhor forma possível, sendo prestativo e obediente aos preceitos do Senhor.
Amados irmãos e amadas irmãs, que a Paz Divina e a Luz do Senhor Jesus possam iluminar cada passo que deres na caminhada da vida e as bênçãos do Espírito Santo de Deus possam realizar poderosos milagres diante todos os problemas existentes. Amém?




Nenhum comentário:
Postar um comentário