quarta-feira, 3 de maio de 2017

O QUE O HOMEM FAZ PARA DEUS ODIAR TANTO?!

“Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos ativos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos” (Provérbios 6:16-19).
Amados irmãos e amadas irmãs, Deus odeia seis coisas que nós – suas criações – fazemos e uma delas ele verdadeiramente se aborrece. Será que é fácil saber o que temos que fazer para evitar esse ódio e essa abominação do Senhor? Pode ser. Mas, aqui daremos um antídoto para cada uma dessas facetas para que nós não as deixemos que aconteçam.
1 - OLHOS ALTIVOS
Deus não se agrada com aquelas pessoas que usam para sua existência: do orgulho exacerbado, da prepotência sem limites, da arrogância que inflama e a presunção que afasta e irrita a todos. O ser humano tem facilidade de trazer para perto de si os filhos queridos de Satanás. E se transformam naquilo que tem de pior nas relações humanas, a total falsidade de ações e de conduta.
ANTÍDOTO – Deus nos orienta a neutralizar a altivez e suas consequências com a HUMILDADE.
A soberba do homem o abaterá, mas a honra o sustentará, o humilde de espírito. (Provérbios 29:23)
Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. (Tiago 4:6)
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; (1 Pedro 5:6)
2 - LÍNGUA MENTIROSA
Tem quem goste de gente mentirosa? Você gosta? Imagina Deus, esse que não gosta mesmo. Aliás, ele odeia o uso desregrado da língua mentirosa. A mentira – filha predileta do Satanás – traz diversas mazelas e situações pervertidas, que acho eu, próprias de um mundo gerido pelas intenções da carne.
ANTÍDOTO – Deus nos fala que somente a VERDADE e a comunhão sincera com o CRISTO conseguem neutralizar as mentiras proferidas de forma insana e sem análise consciente.
Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. (Efésios 4:25)
O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade. (Provérbios 12:22)
Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. (Colossenses 3:9-10)
3 - MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE
Isso muito entristece a Deus, irmãos que matam irmãos, e principalmente, quando há sangue de inocentes sendo derramados nas inconsequências desses atos. A bíblia cita fatos que enegrece a alma e nos deixa perplexos diante das maldades do homem. Hoje, nessa geração, sangue de inocentes são jorrados ao chão de forma prematura e sem controle, e o que é pior, de forma insana e maldosa.
ANTÍDOTO – O Criador nos mostra claramente que somente tendo TEMOR A DEUS nos livraremos dessas atitudes insensatas que tanto faz o Todo-Poderoso odiar. Pois ao temer a Deus e seguir seus mandamentos estaremos neutralizando as coisas más que fazemos.
Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos. (Provérbios 3:7-8)
Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos! (Salmos 112:1)
"Obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, andando em seus caminhos e dele tendo temor. (Deuteronômio 8:6)
4 - O CORAÇÃO QUE MAQUINA PENSAMENTOS PERVERSOS
O pensamento é o caminho mais rápido para se chegar à Deus. Então imaginemos que, se nós planejarmos a perversão em pensamentos e plantarmos dentro de nossos corações esse mal aí que o Senhor ojeriza esses pensamentos.
ANTÍDOTO – Deus nos instrui que a OBEDIÊNCIA pode neutralizar essa perversão e que através do amor e dos seus mandamentos podemos agir de forma justa e certa.
Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e
com seus descendentes para sempre! (Deuteronômio 5:29)
Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. (João 14:15)
Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. (1 Pedro 1:14)
5 - PÉS QUE SE APRESSAM A CORRER PARA O MAL
Deus tem ódio de quem tem pressa para atingir a total eficiência do mal, porque o Senhor percebeu o aumento da perversidade do homem e que os seus pensamentos têm inclinação para o mal sempre e tão somente.
ANTÍDOTO – Deus nos pede para que não deixemos o mal nos vencer e que para isso precisamos FAZER O BEM, buscar a paz e fazer o que é correto aos olhos de todos e, principalmente, aos olhos do Senhor.
Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12:21)
Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. (Salmos 34:14)
Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. (Romanos 12:17)
6 - A TESTEMUNHA FALSA QUE PROFERE MENTIRAS
Um dos mandamentos de Deus repassados à Moises exorta exatamente isso, “não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Dt. 5:20). Aqui a mentira domina as ações daquele que se deixa levar pelo mal e assim toma a decisão livre de acusar indevidamente o seu próximo. Outra atitude tomada pelo homem que Deus odeia.
ANTÍDOTO – Deus orienta-nos que o ENTENDIMENTO DA PALAVRA e dos mandamentos fazem com que possa neutralizar essa ação devastadora na vida do seu próximo. Compreender, entender e praticar, acima de tudo, devem começar a ser prioridade na vida de todos.
E os errados de espírito virão a ter entendimento, e os murmuradores aprenderão doutrina. (Isaias 29:24)
Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno. (Provérbios 17:27)
Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. (Lucas 24:45)
7 - O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE IRMÃOS
Esse é o ato que mais abomina a alma de Deus. Ele não tem ódio, ele se aborrece por demais com essa pessoa que cria através de mentiras, artimanhas e traições as condições necessárias para surgir entre os irmãos as divergências, brigas e conflitos.
ANTÍDOTO – Para paralisar as ações devastadoras daquele que cria a discórdia entres os irmãos só uma coisa pode ser usada: a CONSCIÊNCIA. A origem de tamanho desdenho pelas boas relações existentes entres eles, é tão somente, a falta de consciência tranquila.
Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens. (Atos dos Apóstolos 24:16)
Para os puros, todas as coisas são puras; mas, para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão
corrompidas. (Tito 1:15)
Quando tiver consciência do pecado que cometeu, a comunidade trará um novilho como oferta pelo pecado e o apresentará diante da Tenda do Encontro.
(Levítico 4:14)

Amados irmãos e irmãs, a Luz e a Paz divina do Senhor Jesus possa estar com cada um de vocês e que as bênçãos do Espírito Santo de Deus possa lhes iluminar para discernir cada um desses ensinamentos para evitar que cometam tantos erros que desagradam ao Nosso Criador. Amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário