Amados irmãos e irmãs vocês saberiam me dizer qual a definição de honra? Vamos expor aqui uma pequena definição para melhor entendimento dessa nossa reflexão.
Dar honra a alguém significa estimar, valorizar e respeitar essa pessoa. Será que devemos honrar a todos? É fácil estimar e respeitar pessoas não próximas a nós? Se pessoas não fizerem por onde merecer, devemos honra-las? Hoje, no blog do Senhor, faremos uma reflexão para entendermos melhor se a honra é ou não é uma via de mão dupla, ou seja, quem honra deve ou não ser honrado também.
Quem merece o nosso respeito? Quem devemos valorizar? Como faremos para receber a estima das pessoas? Essas perguntas que formarão o quadro exato para entendermos melhor essa questão da honra que tanto é comentada na Bíblia, serão respondidas na medida em que exporemos as citações retiradas do grande livro sagrado.
O nosso Criador, através do profeta Isaías, nos fala com detalhes o que não devemos fazer quando se trata em dar honra ao Senhor: “O Senhor diz: Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens” (Isaías 29:13). Honrar a Deus da boca pra fora, exclamando palavras e preces preconcebidas e decoradas não são de bom agrado do Senhor, pois elas precisam sair do coração para dar o verdadeiro sentido da honra e estar bem mais perto do Pai. Muitas coisas erradas foram ensinadas pelos fariseus hipócritas e doutores da Lei orgulhosos, impondo regras e limitando ações livres e espontâneas daqueles que, verdadeiramente, queriam prestar honra ao Todo Poderoso.
A palavra do Senhor Jesus, está repleta de citações de que devemos ser humildes e prestar honra a todos mais do que a nós mesmos: “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra os outros mais do que a vocês (Romanos 12:10). Na carta de Paulo aos romanos nos diz claramente a forma correta de sermos humildes e prestarmos as honras a quem de direito devemos. O amor fraterno que temos que possuir para seguirmos firmes no caminho da nossa salvação, nos mostra o quanto este amor nos faz forte e determinantes no sentido de prestarmos honra a quem realmente tem mérito por receber. Segundo a palavra de Jesus, todos merecem a nossa estima e respeito, não somos julgadores para definir e dar sentenças de quem merece ou não receber a nossa honra. Cada um sabe onde o sapato aperta. Cada um tem que ser consciente daquilo que tem que fazer para receber a valorização merecida pelo seu próximo. Não nos cabe sermos seletivos e escolhermos a quem devemos ou não honrar. Mas um preceito quanto a honra nos remete a uma atenção maior: "Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá” (Deuteronômio 5:16). Honrando os nossos progenitores temos a certeza de que estaremos agradando a Deus e que todo o sucesso aqui na terra assim teremos e vida longa para desfrutar dos galardões que o Senhor irá nos presentear.
Meus amados irmãos e irmãs, na fé que temos como nossa fortaleza e na palavra que temos como o nosso escudo para nos defender de todos os males e adversários, devemos ter em mente e no coração aquilo que nos foi dito no primeiro livro de Crônicas: “Mas veio a mim esta palavra do Senhor: 'Você matou muita gente e empreendeu muitas guerras. Por isso não construirá um templo em honra ao meu nome, pois derramou muito sangue na terra, diante de mim” (1 Crônicas 22:8). Esse versículo deve nos servir de alerta. Alerta por saber que, quando empreendemos nossas disputas, rivalidades e divergências para com o próximo, não temos a menor condição de mantermos firmes e imaculados o nosso altar interior diante do Altíssimo. Esse impedimento tem-se por motivos óbvios, ou seja, machucar e não cuidar do próximo como deveríamos fazer, nos impede de mantermos de forma condigna e prestar honras ao Todo Poderoso.
Caríssimos irmãos e irmãos em Cristo, prestar honra a quem quer que seja é pratica fraternal do amor Cristão e devemos fazer isso muito mais do que possamos desejar que nos preste essa honra. Viveremos melhor nessa sintonia humilde e de aceitação dos ditames da palavra do Senhor. Devemos segui-la de forma natural e racional, sem cegueiras ou inconsequências. Pois Deus apenas nos ensina que: “O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra” (Provérbios 15:33). Por isso amados, tenhamos sabedoria suficiente e humildade fortalecida no conhecimento da palavra para que possamos valorizar, respeitar e estimar a quem devemos honrar.
Aos amados irmãos e irmãs em Cristo, que a Paz e a Luz do Senhor Jesus estejam sempre com todos e que as bênçãos do Espírito Santo de Deus possam lhes dar as orientações corretas para honrar a todos os filhos do Criador. Amém?



Nenhum comentário:
Postar um comentário