quarta-feira, 7 de junho de 2017

PAREM DE ESPERAR POR DEUS!

É isso mesmo que vocês estão lendo: Parem de esperar por Deus! Mas, não se preocupem, Deus jamais se cansará de nós. Apenas temos que fazer uma pequena reflexão sobre nossa total dependência no Criador. Isso não é devido, meus irmãos e irmãs, precisamos entender que o nosso comprometimento com Deus nos leva a ter muito mais responsabilidades sobre nós mesmos do que possamos imaginar.
Paulo – grande apóstolo de Jesus – era um homem culto e de muito conhecimento da lei e da vida. Ele escreveu uma das cartas mais completas e instigante de todas: a primeira carta aos Coríntios, e será dela que tiraremos o nosso principal texto para podermos refletir o nosso tema de hoje: “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deu; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus” (1 Co. 3:6-9).
Meus amados irmãos e irmãs de fé, quando Paulo diz que somos “cooperadores de Deus”, é para que percebamos, na compreensão dessa palavra temos que atentar para o prefixo “co” que quer dizer: juntos, e no entendimento da palavra num todo temos: “juntos, operando com Deus naquilo que precisamos”. Não devemos simplesmente esperar que Deus resolva tudo com formulas milagrosas como na época de Jesus, em que ele chegava junto ao um cego de nascença, lambuzava lodo nos seus olhos e mandava ele se lavar no poço e pronto – lá estava o cego enxergando novamente. Não é bem assim. Se estamos doentes, e pedimos que Deus nos ajude e nos cure, precisamos fazer a nossa parte, procurando um médico, recebendo dele um tratamento, uma receita com medicamentos e fazer cumprir à risca o tratamento passado pelo profissional da saúde. Isso é fazer a nossa parte. Isso é ser cooperador de Deus. Pois se não tomarmos os medicamentos certos e fazer o que é certo, não vai ter o milagre da cura. Compreendeu o sentido da coisa?
Amadíssimos, “esperar em Deus” é depositar no Todo Poderoso nossas esperanças e nossas confianças, com a anuência da nossa fé, pelo qual fará em conjunto, que tenhamos os resultados esperados daquilo que realmente precisamos. Vocês podem então contra argumentar que o nosso Criador sabe de tudo que necessitamos, e isso é inteiramente verdade. Mas é verdade também, que devemos agir e fazer a nossa parte para que possamos merecer o milagre divino. Experimente arrumar emprego sem procura-lo? Só pedindo em oração a Deus por um, não fará com que consiga emprego. Você acha que consegue fazer uma excelente prova para concurso somente confiando nas suas orações a Deus pedindo uma boa nota? Com certeza você não vai passar e nem tirar uma boa nota na prova se não ralar e estudar a fio para obter o conhecimento específico das matérias.
Amados, “esperar em Deus” exige muita paciência e principalmente intimidade com Deus. Ele tem o seu próprio tempo, que é muito diferente do nosso. Muitas vezes queremos os resultados imediatamente e, no entanto, nem sempre será assim. Pense que Deus é fiel. Ele estará sempre conosco em todos os momentos, sejam eles bons ou maus, fáceis ou difíceis, Ele nos dará forças para aguentarmos firmes e suportarmos as dificuldades, e assim, obtermos e tomarmos posse de nossas vitórias. Isaías, grande profeta do Senhor, nos fala que: “mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (Isaías 40:31). Ele quis dizer que quando tivermos diante de tempestades devemos voar que nem as águias, para bem alto, acima das tempestades, pois só assim poderemos atravessa-la da forma mais segura e tranquila, sabendo e confiando que não nos cansaremos e nem ficaremos exaustos mesmo diante de tantas correrias que a vida nos apresentam.
Vamos todos esperar com a paciência certa, pelos desígnios de Deus e tomar as atitudes corretas para fazer por merecer a ajuda que o Criador nos concede quando o exaltamos, o adoramos, o glorificamos e quando, em oração, pedimos a sua ajuda. “Esforça-te e tem bom ânimo;” (Josué 1:9) assim diz a palavra de Deus.

Aos amados irmãos e irmãs desejamos que a graça, a paz e a luz do Senhor Jesus estejam sempre com vós e que as bênçãos do Espírito Santo de Deus possam fazer com que tenham paciência e atitudes certas para abraçar as graças oferecidas pelo Criador a todas as nossas necessidades. Amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário