Vivemos em um mundo onde reina a discórdia entre todos, a violência sem limites, a brutalidade dos corações e a falta de fraternidade entre os irmãos próximos ou não. Testemunhamos isso todos os dias dessa nossa vida, tudo isso através dos míseros programas de TV, que buscam a desgraça alheia e a dor humana para ganhar mais e mais audiência e fundos milionários para as suas contas bancárias. Assim também superlotam as igrejas evangélicas encabeçadas pelos falsos profetas em busca de uma proteção que não virá assim tão facilmente e da forma como desejamos.
Amados irmãos, vejam essas sabias palavras da Bíblia: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mt. 5-5). Que terra é essas que os mansos herdarão? Quem são esses mansos? Qual a intenção de Jesus ao declarar que os mansos serão os herdeiros da terra?
São reflexões pesadas e que possivelmente não encontraremos as respostas certas e desejadas para a nossa compreensão. Mas, mesmo assim, procuraremos estudar e analisar os fatos que estão na Bíblia Sagrada para podemos dar um entendimento melhor.
Vamos entender primeiro o seguinte: Quem são os mansos? Se temos como o maior de todos os mansos da humanidade Moises. “E era o homem Moises mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Nm. 12-3). Se Moises, considerado aqui um dos mais manso da terra, não conseguiu herda-la, como seria isso então para aquelas pessoas que ouviam a Jesus e não se consideravam maiores que Moises? Vamos trazer tamanho questionamento para a nossa realidade atual: quem seria esses mansos na atualidade em que vivemos que poderiam herdar essa terra? Ora irmãos, se observarmos um pouco mais, iremos ver que estamos sempre em desarmonia e brigas corriqueiras sejam com pessoas que nos são próximas ou não. A violência e brigas que chegam ao limiar da insanidade e incompreensão humana nos fazem descrentes diante dessa eloquente e tenaz declaração de Jesus do Sermão do Monte. Donde podemos concluir que será difícil encontrar um verdadeiro manso para poder herdar a terra e ser feliz.
Mas, o que a Bíblia nos orienta sobre o que seria os mansos?“E os mansos terão gozo sobre gozo no Senhor; e os necessitados entre os homens se alegrarão no santo de Israel” (Is. 29-19);
“Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que buscam; o vosso coração viverá eternamente” (Sl. 22-26);
“Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz” (Sl. 37-11)
E a mais importante de todas elas: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mt. 11-29). Por que é a mais importante de todas? Porque Jesus simplesmente se oferece como exemplo de mansidão e como fonte de ensinamento para que assim possamos, na nossa obediência, aplicar todo o conhecimento adquirido para o descanso de nossas almas na eternidade.
O que podemos perceber nisso tudo, meus irmãos amados, é que nos dias de hoje, Jesus ainda não foi por todos e pela grande maioria da humanidade, escolhido para ser o seu caminho, e a sua verdade. Longe de tamanha proximidade com a palavra que nos traz vida e salvação aos nossos corações endurecidos. Nos tornando cegos e raivosos diante de situações que poderíamos ser complacentes e compreensivos para com todos, nos deixamos afastar da luz e do entendimento de nós mesmos e ficamos impedidos de herdar a terra e de sermos felizes.
Portanto, caríssimos irmãos em Jesus Cristo, o papel do crente enquanto discipulado e obreiro, é fazer com que o maior número de almas possíveis possam estar engajadas com Jesus tendo vocês como exemplos de conduta ilibada e ofereça um testemunho de fidelidade a Deus como nenhum outro, e com o seu Evangelho para que se tornem mansos e humildes de coração e, que possam ser multiplicadores dos seus ensinamentos e do seu amor fraterno incondicional, assim como foram os discípulos e apóstolos no tempo em que o Cristo andou entre nós.
Que a Paz do Senhor Jesus esteja entre todos vocês e que as bênçãos do Espírito Santos de Deus caiam sobre todos vós. Amém?


Nenhum comentário:
Postar um comentário