sábado, 29 de abril de 2017

A FELICIDADE ESTÁ EM DEUS OU NAS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA?

Eu acredito que alguns responderiam que “Deus nos traz a felicidade”. Mas, outros tantos diriam que “A felicidade está em Deus e nessas circunstâncias da vida”. Bem, amados, o que tenho a dizer sobre a felicidade – e que aprendi na Bíblia – é que a tão procurada felicidade está tão somente em Deus, ou seja, em seus preceitos e mandamentos. E é exatamente isso que irei mostrar a todos nesse texto que publico aqui no blog do Senhor.
A obediência, fazer o bem, não ser falso, ser justo, ser da paz, tudo isso são prerrogativas que nos leva a sentir prazer em viver e assim sentirmos a felicidade. E, é lógico, que todos esses preceitos estão listados pelo Senhor Nosso Criador como o caminho certo para encontrar a felicidade. Deus nos faz um desafio: “Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes?” (Salmos 34:12). Quem não quer isso, não é mesmo? Mas, o ser humano é muito acomodado e quer receber tudo no mole. Será que eu tenho que me esforçar muito para ser feliz? Vamos ver o que o Senhor tem para nos dizer quanto a esta indagação: “Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança” (Salmos 34:13-14). Para quase toda a totalidade da humanidade fazer essas cinco dicas não seria tão fácil assim. Deixar de falar da vida alheia, não levantar falso, afastar-se do mal, procurar fazer sempre o bem e perseverar na procura da paz. Pense em umas coisas complicadas para realizar! Mas uma coisa é certa, o Criador terá bons olhos para os justos e quando tiverem fazendo as suas suplicas gritando por socorro, Ele estará com seus ouvidos atentos para atendê-los.
Outra importante orientação que o Todo-Poderoso nos traz na palavra, para que possamos galgar a felicidade, é de que não podemos seguir os conselhos dos ímpios e nem sermos imitadores de conduta dos pecadores, e “ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite” (Salmos 1:2). Reforça dizendo que quem medita dia e noite e cumpre a lei e os mandamentos agrada ao Senhor e ganha a felicidade.
Caríssimos irmãos e irmãs, estamos acompanhando pelos jornais que os cristãos do outro lado do mundo estão sendo perseguidos e muitos deles estão sendo mortos. No tempo da igreja primitiva – chamada carinhosamente pelos seus seguidores de O Caminho – também sofreram tremendas perseguições e a palavra lhes confortavam dizendo: “Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes” (1 Pedro 3:14). Jesus nos presenteia a felicidade por termos praticados a justiça, por não sermos ímpios, por não estarmos entregues ao pecado e nem tão pouco de amizades com o mundo. Seguindo de acordo com a vontade do Pai e não a vontade do inimigo.
Amados, quanto mais cedo descobrirmos “que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive” (Eclesiastes 3:12), poderemos desfrutar dessa felicidade e saborear os frutos deliciosos que nos farão sentir como se estivéssemos no paraíso. Imaginem, amados irmãos e irmãs, viver em um mundo sem violência, onde todos procuram fazer o bem, buscando a paz com perseverança, sem que existam pessoas passando rasteiras nas outras e querendo obter riquezas as custas das desgraças dos outros. Que mundo maravilhoso seria esse, não?
A maior de todas as criações do Criador – o homem – é o elemento que busca incansavelmente e, as vezes, até inescrupulosamente, a felicidade. Achando ele que ela estará sempre nos resultados finais das circunstâncias da vida, ou seja, muito nos bens materiais adquiridos por todo o tempo de luta e trabalho, menos nos valores morais e nas boas ações realizadas. Engano lamentável esse. Por isso Deus une duas grandes coisas para fazer com que o homem consiga a tão deseja felicidade, a partir do momento em que ele acha a sabedoria e o entendimento das coisas de Deus (Provérbios 3:13), isso também é possuir a felicidade.
E, amadíssimos, termino esse texto para chegarmos a uma conclusão sobre o tema em pauta com os seguintes versículos: “Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho e será feliz e próspero” (Salmos 128:1-2). Precisamos de mais alguma coisa para sermos felizes, caríssimos? Se temos Deus em nós, caminhamos em sua direção, temos o nosso trabalho e dele teremos prosperidade, aí está a nossa tão procurada e tão desejada FELICIDADE.
Irmãos e irmãs em Cristo, que a Paz e o Amor do Senhor Jesus estejam sempre com todos e as bênçãos do Espírito Santo de Deus possam fazer com que o amor, a sabedoria, a paz e o entendimento da palavra possa estar sempre acompanhando e fortalecendo suas vidas. Amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário