“Elias teve medo e fugiu para salvar a vida”. (1Reis 19:3)
Como pode um poderoso servo do SENHOR ter medo de uma idolatra e fugir para o deserto desesperadamente? O que deve ter acontecido para ele ter-se atormentado a ponto de ir se esconder no deserto e pedir a Deus a sua morte? Onde foi parar a tremenda coragem e força de Elias, que desafiou a rainha Jezabel e os 450 profetas de Baal?
Basta um único instante de perigo ou de dificuldades para que fiquemos desesperados e comecemos a correr para longe de tudo, e, também de Deus. Ficamos perplexos e atônitos diante dos problemas, das situações adversas e nos deixamos atingir em cheio pelo medo, pessimismo inglório e pela angustia desmotivadora.
Vamos para o fato bíblico de Elias. Não podemos entender como um servo do SENHOR tão abnegado e poderoso, conhecedor da palavra de DEUS, com fé inabalável, possa se deixar levar pela insensatez e empreenda fuga desesperada para longe da raivosa e vingativa sacerdotisa de Baal. Quando agimos da forma como Elias o fez, estamos nos distanciando e fugindo da proteção de Deus e da sua palavra que nos traz força e alimento ao espírito. Esse afastamento nos deixa apático diante da nossa fé. Ao saber das ameaças escancaradas de Jezabel, o profeta deixou que o medo o dominasse. As dificuldades em manter-se seguro e diante do perigo iminente o deixaram angustiado o suficiente para, inclusive, duvidar do poder de Deus em protegê-lo da perversa soberana de Judá.
Amados irmãos e irmãs, em nossa caminhada sempre teremos a ação devastadora do inimigo. O desejo de Satanás é querer que sempre o pecado nos domine, que as traições nos afastem do caminho correto, que o temor nos leve às prisões mais profundas, obscuras e intransponíveis da nossa falta de fé, que nos deixa inertes para tentar alargar atitudes que nos façam sermos combatentes eficientes para conseguirmos a vitória em nossa luta pela liberdade a opressão do Diabo. Foi assim que Elias se sentiu: incapaz de lutar, sem forças para enfrentar tão terrível inimigo. Mas, esse inimigo não era assim tão poderoso quanto realmente aparentava. Contudo, Elias, naquele exato instante, não soube se apegar a quem realmente poderia lhe trazer forças, conforto e reação certeira – Deus, nosso Criador – Ele nos tem como pedras preciosas e somos “a menina dos seus olhos” (Zacarias 2:8). Para tanto, Ele mesmo nos fala que: “ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Josué 1:5). Deus nos diz claramente que jamais nos deixará ou nos abandonará a nossa própria sorte. Ele sempre estará presente e nos acompanhando de perto para que possamos enfrentar de peito aberto e cabeça erguida os perigos da nossa caminhada e das intromissões maquiavélicas do inimigo. Ele apenas nos exorta que nunca deixemos de obedecer aos seus mandamentos e estejamos sempre vigilantes e em constante oração ao Pai, porque Ele sabe que a nossa carne é fraca (Mateus 26:41).
Não devemos nos deixar levar pelo desanimo, pelo pessimismo ou pelo afastamento da palavra de Deus, pois corremos o risco certo e desastroso de deixarmos nos levar pelas influências danosas e desastrosas de Satanás, aqui, neste contexto, representado por Jezabel. Deus nos fala que não devemos temer a nada, pois sempre estará conosco (Josué 1:9), sempre que invocarmos a Deus seremos salvos (Atos 2:21).
Quando tivermos cansados de tudo, desesperados ou desmotivados, devemos buscar em Deus, em seu manancial de amor, o renovo. Pois será somente através da palavra que teremos o reforço e a fortaleza para combatermos o bom combate e assim sairmos vitoriosos, como assim foi Jesus. Quando nos alimentamos da palavra de Deus temos novo ânimo, recebemos as orientações certas de como devemos agir. Possuímos as energias suficientes para sairmos em busca das alternativas da nossa vitória, pois o Senhor dos Exércitos estará do nosso lado sempre, e por causa dessa aliança somos vitoriosos pela palavra e pelas promessas de Deus que sempre as cumpre, pois Ele é fiel. Ouvindo a voz de Deus receberemos as suas bênçãos e estaremos prontos e fortalecidos para enfrentar e carregar a nossa cruz seja que tamanho for.
Amados e amadas, que DEUS esteja sempre a nos fortalecer no espírito; que JESUS seja a força que nos leve para os caminhos da paz e do amor; e que a comunhão do ESPÍRITO SANTO DE DEUS nos leve sempre para as vitórias, nos deixando livres dos perigos e das artimanhas do inimigo, seja ele qual for. Amém.





Nenhum comentário:
Postar um comentário