“E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá” (Gn.2: 16-17 NVI).
Meus amados e amadas, essa é uma instigante pergunta e que nos leva a uma profunda reflexão sobre o assunto. Muito me interessou procurar estudar o que seria alma. Eu sempre tive dúvidas quanto a diferença entre alma e espírito, mesmo quando eu participava da doutrina espírita de Alan Kardec. Eu achava que eram a mesma coisa, mas na verdade elas possuem distintas diferenças e incríveis peculiaridades. Nós iremos ver isso e poderemos identificá-las no decorrer deste texto.
No verso que colocamos no início deste estudo podemos atentar para um detalhe interessante e que não podemos de forma alguma deixar de perceber: “...porque no dia em que dela comer, certamente morrerá”. Vejam, amados irmãos e irmãs, Deus nos fala claramente: “no dia”, ou seja, nesse mesmo dia, em outras palavras ou mais detalhadamente. A morte aconteceria imediatamente, naquele mesmo dia.
Outro detalhe que devemos atentar para o texto bíblico em evidencia é a frase: “certamente morrerá”. Essa expressão enfatiza cem por cento que a morte aconteceria naquele mesmo dia. A palavra de Deus não necessita de defesa, porque ela é a verdade, e a verdade pode existir por si própria.
Então fazemos aqui um questionamento importante para o andamento e compressão do nosso estudo: o que é a morte? Podemos afirmar categoricamente que é a ausência de uma forma de vida. Concordam amados e amadas?
Como o homem foi criado e quais os elementos que compunham o seu ser? Para podermos responder a esta pergunta devemos ir até ao livro dos livros, vejamos: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou”; (Gn. 1:27 NVI) e “ Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente” (Gn. 2:7). Que parte do homem Deus formou do pó da terra? Sem dúvida alguma foi o corpo.Agora vamos refletir e entender essa expressão: “e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. Deus passou para o homem o seu fôlego, o seu estado de vida, e ele recebeu a alma para que assim a vida se fizesse presente no homem. Caríssimos irmãos e irmãs, saibam que em hebraico alma é nefesh. O corpo, do pó, não tinha vida, somente teve sua formação, sem que houvesse nele vida. Após Deus respirar “o fôlego da vida” nas narinas daquele corpo, ele então recebeu vida, “alma vivente”.
Então eu lhes questiono amados e amadas: o que seria alma? Depois de dito tudo isto podemos concluir que alma é o que dá vida ao corpo.
A palavra de Deus diz que a alma é aquilo que dá vida ao corpo. Sem alma o corpo está morto. Vejamos: “porque a vida de toda a carne é o seu sangue” (Lv. 17:14). Também em hebraico vida significa nefesh. Neste verso em Levítico a palavra nefesh significa “vida”, mas em Gênesis, capítulo dois, verso sete é traduzida como “alma”, bem como em 471 dos 753 lugares na Bíblia onde ela ocorre.
Baseado nestas informações, onde está a vida (nefesh) do corpo, ou seja, a alma? Conforme está escrito em Levítico 17:11-14, está no SANGUE. As gerações são perpetuadas — que a vida da alma (nefesh) passa de geração para geração — através do sangue: “De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar” (Atos 17:26).
A alma não é imortal. Ela tão somente só dá vida ao corpo. Quando não se tem mais vida (nefesh) no corpo, não se tem mais alma. Deus não é carne, mas sim Espírito (João 4:24). Se o homem e a mulher foram feitos a imagem e semelhança de Deus, isso quer dizer que a eles foi acrescido o espírito. Assim como Deus é Espírito, Adão possuía espírito. Sem espírito Adão não podia se comunicar diretamente com o Criador. De maneira simples de entender: “Deus é espírito” (João 4:24), e para que possamos nos comunicar e adorar a Ele devemos possuir espírito. “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente” (1Co. 2:14 NVI). Neste verso homem natural é tão somente corpo e alma, e que, portanto, somente com isso este homem não teria como se comunicar ou entender as coisas de Deus (que é espírito), porque as coisas que dizem respeito a Deus só as entenderemos e compreenderemos espiritualmente, ou seja, faltando o espírito, o homem não pode conhecer e entender as coisas que vêm de Deus.
Antes de comerem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, eles tinham o corpo (formado do pó da terra), possuíam a alma (oriunda do fôlego da vida) e o espírito (que é a semelhança de Deus). Em síntese: Adão e Eva eram corpo, alma e espírito.
Nós tivemos a oportunidade de ver neste estudo que a morte é a ausência de uma forma de vida, daí podemos concluir que, de fato, o que morreu no dia da desobediência do primeiro casal, foi o seu espírito dado por Deus (Gn. 1:26) para que houvesse comunicação entre eles. Como Deus está sempre correto em tudo que faz e em tudo que diz, Adão e Eva, após terem comido do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, tiveram uma de suas formas de vida morta – o espírito – dado por Deus na criação.
Meus amados irmãos e amadas irmãs em Cristo, que o Deus Misericordioso possa ter compaixão por todos os nossos pecados e iniquidades que fazemos em nossa caminhada e decisões erradas; que Jesus Cristo possa nos dá a remissão de nossos atos iníquos e no nosso sincero arrependimento; e que a comunhão do Espírito Santo de Deus nos fortaleça na fé e na aceitação dos mandamentos do Pai Celestial. Amém!



Nenhum comentário:
Postar um comentário