“O rei ordenou a Joabe, a Abisai e a Itai: ‘Por amor a mim, tratem bem o jovem
Absalão!’ E todo o exército ouviu quando o rei deu essa ordem sobre Absalão a
cada um dos comandantes”. (2 Samuel 18:5) Este é um tema muito interessante e bastante atual. “De boas intenções o inferno está cheio” é uma expressão antiga e cheia de verdades. Aqui, hoje, vamos estudar um homem perverso, um guerreiro invencível, duro, frio, forte e muito determinado. Este homem é ninguém mais do que o General Joabe, o braço direito de rei, o comandante geral dos exércitos do grande Davi. Nele havia várias falhas de caráter, a princípio era um homem confiável, mas Joabe misturava o lado bom e o lado mal que tem em cada um de nós. Contudo, ele não buscava a graça de Deus para tentar dominar essas falhas humanas, ainda que tendo expressado uma única vez na Bíblia, mesmo que fingidamente, súplicas ao altíssimo como podemos verificar neste verso: “Joabe, porém, respondeu: ‘Que o Senhor multiplique o povo dele por cem’”. (1Crônicas 21:13).
Joabe era filho de Zeruia (irmã de Davi), portanto, sobrinho do Rei; primo de Amassa (a quem matou covardemente a traição); possuía dois irmãos, também guerreiros: Abisai e Asael (morto em combate por Abner). Interessante sabermos dessas particularidades para entender que este homem tinha uma linhagem real, já que possuía parentesco próximo com o Rei Davi. Joabe buscava, obstinadamente e mesmo que por meios obscuros cheios de segundas intenções, o poder. Utilizava sempre que necessário das intrigas, da lealdade equivocada, do ciúme doentio, do orgulho elevado e da teimosia suprema que o levava às ações de vingança aos seus inúmeros desafetos. Dentre esses tinha Abner, comandante geral dos exércitos do Rei de Israel, Isboset. Em uma de suas batalhas, Abner travou um duelo mortal com o irmão mais novo de Joabe, Asael. E, que, desde este momento em diante, Joabe jurou morte para o inimigo, e assim o fez, agindo de forma premeditada e covarde, atraindo o seu oponente para uma emboscada infame.
OREMOS:
DEUS Amado que as Tuas misericórdias nos sejam entregues sempre a cada amanhecer; que JESUS nos cubra com o seu manto sagrado nos dando a possibilidade de amar os nossos inimigos como a nós mesmos; e a comunhão do ESPÍRITO SANTOS DE DEUS possa nos alegrar em sermos àqueles que iremos estar no Reino de Deus para toda a eternidade porque deixamos o bem prevalecer sobre o mal em nossas vidas. Amém.



Nenhum comentário:
Postar um comentário