sábado, 28 de agosto de 2021

E AÍ, O FIM DO MUNDO TÁ PRÓXIMO OU É SÓ CONVERSA FIADA?

“Eis que o dia do SENHOR vem, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação e destruir os pecadores dela” (Isaías 13:9). Oi meus amados irmãos e irmãs em Cristo, hoje estou trazendo um tema super atual em tempo de Pandemia. O fim dos tempos, ou, o Dia do Senhor. Será que ele vai mesmo vir ou é só conversa fiada? Quero aproveitar aqui para deixar uma conjectura minha sobre esse assunto. Pessoalmente, eu não acho que esse Dia será visto por esta geração. Não teremos esse privilégio de ver a volta do Senhor Jesus daqui da terra.
De acordo com as Escrituras, no fim dos tempos, muitos não poderão adorar a Deus. Todos serão impedidos de glorificá-lo; de exaltá-lo e até mesmo estaremos proibidos de nos reunirmos, em nome de Jesus Cristo, para ouvir a boa palavra. Nesta época, somente para o anticristo poderá haver adoração. E, com certeza absoluta, haverá muita perseguição aos cristãos, lembrando os tempos da igreja primitiva do Senhor Jesus, chamada pelo carinhoso e enigmático nome de “Caminho”. Muitos em nome de Jesus morrerão. Os direitos mais simples e básicos serão revogados e a todos serão exigidos a renegarem o Deus Supremo da Criação. No dia do SENHOR, ao mesmo tempo, e em todo o planeta – não em algum seleto lugar – mas em toda a extensão da terra (Mateus 24:27), Deus estremecerá os Céus e o planeta se moverá em seu próprio eixo (Isaías 13:13), causando terremotos devastadores, grandiosos maremotos que farão as águas do mar invadirem lugares da terra e altos montes dantes distantes das praias (Lucas 21;11 – Apocalipse 16:18). Muitos, milhões, bilhões de pessoas hão de padecer neste evento apocalíptico. Mas, mesmo diante de tamanha devastação, mortes e sofrimentos. Mesmo diante da perspectiva dos que aqui ficarem depois do arrebatamento − cujo momento define como Deus levando para o seu convívio e proteção a sua igreja − de perderem a comunhão do Espírito Santo de Deus, ainda restará uma fresta de oportunidade para que àqueles que crêem no Senhor Jesus e que o invoquem, ainda possam obter a salvação (Joel 2:32). Meus amados e amadas, quando o Criador faz uma aliança com o seu povo, Ele jamais a quebra, e o que nos promete Ele cumpre ao pé da letra. Mas, mesmo com todos os motivos e razões que Deus possa ter para orquestrar a nossa total aniquilação, a sua misericórdia ainda prevalecerá e nos dará mais uma chance para que o nosso coração seja convertido e Ele não tenha a obrigação de ferir a sua criação com tamanha destruição (Malaquias 4:5), ou seja, o Criador enviará ao seu povo as suas duas testemunhas para cumprir esse árduo e difícil trabalho (Apocalipse 11:2-3).
Alegrem-se amados irmãos e amadas irmãs, pois o nosso longânimo Deus cumpre a risca todas as suas promessas e como tal, Ele não vai aceitar que só alguns se convertam, mas, que tenhamos a oportunidade de nos arrepender de todos os nossos erros e pecados, e, se invocarmos o seu doce e amado nome (2Pe. 3:9), obtenhamos a nossa salvação e assim restituiremos o nosso direito de viver juntos com os eleitos e todos os santos e anjos na terra sagrada, a Nova Jerusalém dos Céus (Apocalipse 21:1). OREMOS: DEUS amado, que as tuas misericórdias possam nos deixar aptos a sermos salvos diante de tamanho sofrimento e dores que está porvir; que JESUS, possa trazer alento e salvação a todos àqueles que Nele crêem e O aceitem; e que a comunhão do ESPÍRITO SANTO DE DEUS possa nos guiar firmes e serenos para o arrependimento de todos os nossos pecados e assim irmos juntos para a santa convivência na Nova Jerusalém. Amém!

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

O DIABO MOSTRA O CAMINHO, MAS É VOCÊ QUEM DECIDE SE VAI OU NÃO!

“E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhas para trás de ti e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. (...) E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.” (Gêneses 19:17;26) Este verso nos mostra quão pesada é a punição de uma desobediência. Não importa o tamanho dela, grande ou pequena. Se formos contrários ao que o nosso Criador determinou, estaremos cometendo pecado. E a paga pelo ato de cometer o pecado é a morte (...). Amados e amadas, todos nós, mesmo os cristãos evangélicos já cometemos pecados. Somos passivos disso, até porque está na carne e não no espírito. Mas, ao fazermos o que não é correto aos olhos do Pai e do que ele proclamou em seus mandamentos, estaremos cometendo um pecado avassalador e triste ao coração do Pai. Adão e Eva, no paraíso, comeram do fruto proibido, mesmo já tendo sido alertado pelo próprio Criador: “E ordenou o SENHOR Deus ao homem”, (Gênesis 2:15). Percebam, meus irmãos e irmãs, o Criador ordenou que o homem não comesse da fruta da árvore do Conhecimento. E qual seria a conseqüência certa se caso houvesse a desobediência a esta ordem? Continuaremos a ler: “...porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17). Deus foi direto e enfático em avisar a eles que iriam morrer caso ousassem a desobedecê-Lo.
E o diabo, com suas armadilhas, mentiras e ilusões de uma realidade imaginaria que procura a todo custo levar o homem à perdição, fala para Eva coisas que a fizeram decidir em desobedecer o que havia sido determinado pelo próprio Deus. À Eva a serpente fala que “Certamente não morrereis”. (Gênesis 3:4). É o que Satanás sempre sussurra aos nossos ouvidos, de que com certeza não seremos punidos e que não iremos morrer por cometer um pecadozinho ou outro. Não é verdade? Somos induzidos a fazer o que não queremos, a fazermos o que é errado para satisfazer os desejos da nossa carne porque o senhor das trevas sabe perfeitamente o quanto a nossa carne é fraca e que estamos sempre a mercê de suas ardilosas artimanhas e mentiras.
Mas, devemos também saber “dar a César o que é de César” (Mateus 22:21). O diabo pode até usar de suas facetas e falcatruas para nos iludir, mas somos nós que tomamos as decisões de errar ou de desobedecer aos ditames de Deus. Estou certo ou errado? Satanás pode até nos induzir ao erro, mas somos cada um de nós que fazemos, por livre vontade e cometemos, o pecado. Pode ser duro está lendo uma afirmativa dessas. Mas, devemos arcar com as nossas responsabilidades perante o Senhor Deus, e também, termos a humildade e hombridade de reconhecer nossas falhas e nossa incapacidade de ter a força necessária para dar e dizer: BASTA! OREMOS: DEUS amado quero sempre obedecer aos teus mandamentos e me sentir próximo a Ti Pai; que JESUS, possa através da sua mansidão e de suas doces palavras me deixar mais sábio e fortalecido para evitar o pecado e a fraqueza da carne; e que a comunhão do ESPÍRITO SANTO DE DEUS possa a cada dia fortalecer o meu coração e assim permanecer em busca da minha salvação. Amém!

sábado, 21 de agosto de 2021

E AÍ “MANO”... VAMOS A GUERRA!?

“Preparem seus escudos, os grandes e pequenos, e marchem para a batalha! Selem os cavalos e montem! Tomem posição e coloquem o capacete! Passem óleo na ponta de suas lanças e vistam a armadura!” (Jeremias 46:3-4). Esta palavra é poderosíssima, amados e amadas! Ela nos dá exata dimensão de como é devastadora a ação do nosso arque inimigo – Satanás, quando parte em disparada para nos atingir com suas atitudes maléficas e covardes, cheias de armadilhas e mentiras ardilosas para nos levar a perdição. Mas, Deus, nosso Pai e Criador, sempre procura nos alertar e nos mostrar como devemos nos preparar para essas terríveis investidas do mestre das desgraças. Ele nos orienta para preparar os nossos escudos, grandes ou pequenos, não importa. Os escudos, tanto o grande quanto o pequeno, representa o tamanho da nossa fé. Ela que servirá de anteparo para que possamos conseguir nos livrar das maldições e enfrentar cara a cara as diabruras de Lúcifer, o mestre das mentiras. Assim como os soldados em tempos de guerra, utilizavam dos escudos para protegerem a cabeça, o coração e demais órgãos vitais, afim de que não fossem feridos e mortos, também assim o faremos para nos proteger quando as intermináveis investidas do diabo, que nos cerca feito um leão faminto em busca da sua presa para se alimentar, quiserem nos atingir mortalmente tal quais as flechas arremessadas ao longe. A nossa fé em Deus de que Ele, e tão somente Ele, nos trás segurança, apoio, orientação, consolo e proteção de um Pai zeloso e plenamente misericordioso, nos fará enfrentar de forma igualitária os avanços desse inimigo implacável. O Senhor Deus será sempre a nossa força e n’Ele o meu coração confia e sempre receberá ajuda (Salmos 28:7).
Graças a nossa fé, Deus nos exorta a sairmos para a batalha, ou seja, às grandes tribulações e adversidades que a vida nos impõe a cada dia, e nos orienta a enfrentar o inimigo frente a frente sem medo. Pois Ele é conosco e a ninguém temeremos e a ninguém recearemos (Salmos 27:1). Nós somos seres humanos, e por certas ocasiões somos impetuosos e agimos pela impulsividade do sangue quente que corre em nossas veias. E por agirmos sempre assim e de maneira incontrolável devemos deixar nos envolver pelas orientações poderosas da Palavra do Senhor. Portanto, Deus pede que montemos em nossos cavalos e procuremos domá-los afim que possamos lutar de maneira sóbria as inúmeras guerrilhas que nos apresentarão no percurso de nossa caminhada em nossa vida. Olhem irmãos e irmãs, o quanto o Pai nos ama e quer cuidar de nós nos mínimos detalhes e nos diz para pegarmos o capacete e colocarmos na cabeça, pois o diabo vai querer nos atingir em cheio, e às vezes até de forma fatal, com o desejo de fazer com que não alcancemos a Salvação do Senhor em Jesus Cristo. Deus nos orienta a tomarmos posição. O que seria isso? A única posição que agrada a Deus e afasta as tormentas de satanás é colocar-se de joelhos diante do Criador. Prostrar-se diante do Senhor de forma humilde, contrita, plenamente diminuído de arrogância e do orgulho e com o espírito quebrantado muito agrada a Deus, e assim nos postamos fortes e destemidos para continuarmos a luta e assim obtermos a nossa salvação e remissão de todos os nossos pecados mediante o nosso sincero e verdadeiro arrependimento.
No Antigo Testamento havia rituais de consagração a Deus que era a unção de objetos e por vezes de pessoas que serviriam ao Senhor, com óleo ungido. Neste texto do profeta Jeremias, Deus nos dá essa orientação, ou seja, Ele nos exorta a fazermos a consagração de nós mesmos através do óleo consagrado, para enfrentarmos blindados na fé, as investidas do inimigo maior. Essa unção nos dá força e respeito no plano espiritual, de forma que teremos a ajuda necessária para nos fortalecer e nos engrandecer diante daquele que quer a qualquer custo, ditar ações e agir de forma traiçoeira o seu plano de vingança por termos ganho o direito de sermos remidos pelo sangue de Jesus. O Criador nos ordena vestir a nossa armadura e enfrentar o inimigo com coragem. Quando o Senhor nos fala da armadura, na verdade ele nos mostra a necessidade de usá-la para podermos lutar diariamente contra as investidas do nosso maior inimigo, Satanás. Essa armadura nos fará vencedores e nos dará as defesas necessárias. Sem contar que a luta dos cristãos não é contra as pessoas que estão neste mundo, mas sim contra o governador deste sistema chamado Lúcifer. Mesmo estando nós aparelhados e vestidos com todas as proteções devidas para enfrentarmos todas as adversidades da nossa contínua e árdua caminhada para a nossa salvação, precisamos também atentar para algo muito importante, que, se não assim o fizermos, de nada disso ira adiantar. Seja o ágil, seja o forte, quem não tiver Deus em seu coração e alma, não poderá escapar das garras do diabo. Não terá forças e nem orientações acertadas para fugir e se livrar das punições pelo descabido uso das desculpas e mentiras, as duas ações ardilosas e prediletas de Satanás para poder influenciar negativamente a mente dos filhos de Deus. Será preciso muito mais do que agilidade e força para se distanciar do inimigo diabólico. Será preciso muita fé, disposição, perseverança e compreensão da Palavra de Deus. Nela, estão contidas todas as orientações e ensinamentos para que possamos alcançar a plenitude da liberdade e salvação. Você quer viver onde há abundância de luz ou prefere ir para o lado sombrio das trevas, viver nas terras escuras do norte, do lado oposto ao sul ensolarado? Deus nos pede para nos afastar deste lugar e do caminho errado. E para nos felicitar pela tomada de decisão acertada o Senhor nos dará um banquete de felicitações e alegria em meio às trevas nas terras do norte para mostrar ao diabo o Seu poder e satisfação de fazermos parte da grande família do Cristo imolado e ressuscitado dos mortos que nos deu a esperança do arrependimento de nossos atos enquanto éramos escravos do pecado. OREMOS: DEUS amado, porque conheces tão bem o nosso coração faça com que nele possa nos dar forças e coragem; que JESUS Cristo, no ditar de suas palavras possam nos levar até águas calmas em meio as tormentas da vida; e que a comunhão do ESPÍRITO SANTO DE DEUS possa nos dar a certeza de alcançar a salvação e o livramento do pecado. Amém.